extra-img

Onde mora o Equipamento

Onde mora o Equipamento

A casa de máquinas deve ser construída, idealmente, a 2 m da piscina. Mas nem sempre essa distância é possível - pode atrapalhar o projeto de paisagismo, por exemplo.

O importante é que não ultrapasse 15 m, o que exigiria o uso de tubos bem mais largos e de paredes mais grossas do que o convencional. Além de onerosa, sua instalação ficaria mais complicada (dependendo do tipo de solo, talvez seja inviável abrigar esses tubos).

Assim, se você resolver construir uma segunda piscina ou um spa (veja em Incrementando) a mais de 15 m da casa de máquinas, não vale a pena usar a que você já tem, mesmo que ela comporte novos equipamentos.

As casas de máquinas, em geral, são construídas com 1,50 x 1,50 m, medida suficiente para acomodar o filtro e uma bomba, além dos registros que controlam o fluxo da tubulação. Novos acessórios significam a necessidade de mais uma bomba, mas não de outro filtro. Ele só precisa ser trocado por um maior caso aumente a quantidade de água na piscina ou se ele tiver de filtrar muito mais resíduos, o que é raro em residências.

CONJUNTO FILTRANTE

FUNCIONA ASSIM


Para qualquer tipo ou tamanho de piscina, o equipamento básico é composto de bomba, filtro, pré-filtro e registros, ligados por uma tubulação comum de PVC e instalados na casa de máquinas. A bomba é o coração da piscina.

Dotada de hélice e motor elétrico, ela faz a água circular entre a piscina e a casa de máquinas. Todas as bombas disponíveis no mercado funcionam da mesma maneira, diferenciando-se apenas na potência, proporcional ao tamanho da piscina e ao número de acessórios, como um aquecedor,

Por exemplo;

O filtro e o pré-filtro se encarregam de manter a piscina limpa, retirando da água fios de cabelo, folhas, restos de bronzeador e outros resíduos - a sujeira física. Semelhante a um botijão, esse recipiente contém areia até a metade da altura. Na extremidade onde a água entra há uma peneira (o defletor) que segura os detritos maiores, como folhas ou insetos.

Na outra ponta, um cano escoa a água, que, já limpa, retorna para a piscina.

Mas há ainda coadjuvantes nesse processo, como o skimmer (ou coadeira). Esse aparelho, que fica na superfície da piscina, filtra as impurezas antes que elas se acomodem no fundo, reduzindo, assim, seu tempo de contato com a água. É um processo funcional e eficaz que custa em média R$ 600,00.

 

  •  

  •