extra-img

Piscinas em Concreto Armado

Piscinas em Concreto Armado

 

 Como consruir uma piscina em concreto armado;

- Qual o primeiro passo para dar início a construção de uma piscina?

O primeiro passo é a escolha do terreno – a locação da piscina.

- Quais são os profissionais envolvidos na construção e a função de cada um?

O inicio do processo construtivo se dá a partir das escolhas do cliente. Para isso ele tem o auxílio do departamento de vendas que encontra soluções para os seus desejos.

A partir disso é realizada uma visita ao local da obra onde é realizada uma avaliação do terreno – tipo se define o formato da piscina e são realizadas medições para futura locação da mesma. Tudo isso com o acompanhamento de proprietário.

Definidos esses detalhes desenvolve-se uma perspectiva artística ilustrativa como forma de ilustrar a aparência final da obra e uma vez aprovada pelo cliente cria-se um projeto executivo da piscina.

O projeto executivo passa pelo departamento de engenharia onde é avaliado e decidem-se os últimos detalhes ou modificações antes do início da obra.

No inicio da obra realiza-se uma limpeza do terreno para remoção de arvores, entulhos, pedras e quaisquer objetos que possam atrapalhar o andamento da obra.

O engenheiro responsável pela obra realiza a marcação da piscina sobre o terreno utilizando tinta, cal ou removendo parte da grama que recobre o local.

O terreno é escavado de acordo com a profundidade dos diversos pontos da piscina considerando-se o volume da estrutura da piscina e são feitos os últimos acertos na escavação. A terra é removida por conta do cliente, bem como todo entulho resultante da limpeza do terreno.

É executada uma fôrma externa, caso seja necessário, em blocos, ou realiza-se o chapisco.

A próxima etapa é a execução da ferragem de fundo e da concretagem.

Depois é feita a ferragem das paredes e a forma interna em blocos.

As paredes são concretadas.

Instalam-se os tubos e acessórios.

Começa a impermeabilização e depois vem a pintura.

As paredes são revestidas, logo em seguida o fundo da piscina é revestido e ao final a borda da piscina, área externa, é revestida. Quem executa o revestimento da piscina é um azulejista.

São instalados os equipamentos – filtro, bomba, iluminação, aquecimento, etc., por um profissional técnico em hidráulica e elétrica.

É realizada uma limpeza da parte interna da piscina bem como da parte externa e arredores para remover restos do processo construtivo.

A obra é entregue ao proprietário que se encarrega de encher e tratar a água da piscina.

Todas as etapas são acompanhadas por um engenheiro civil que comanda a obra.

- Quais precauções devem ser tomadas antes de começar a construção?

Deve ser averiguado o tipo de terreno, o local onde será localizada a piscina, verificar a insolação do local, se não será interrompido o acesso a outras áreas do imóvel, verificar o acesso ao local da obra para carga e descarga de materiais, etc.

- Qual local é o mais recomendado no terreno para a construção da piscina?

Não existe local mais recomendado. Pode ser executada em qualquer lugar dependendo do interesse do proprietário e das características do terreno disponível.

- Quais são os tipos de solo mais comuns encontrados? Há algum documento que fale as especificações do solo? Se não, qual a forma de identificar?

A piscina pode ser instalada em qualquer tipo de solo, variando o custo da execução de acordo com o tipo de terreno. Quem avalia é o engenheiro que é o profissional capacitado para tal tarefa.

- Quais os tipos de solo não são recomendáveis para se instalar uma piscina?

Não existe solo não recomendado, o que varia é o custo da execução dependendo da estrutura da piscina.

- Quais as opções para driblar o problema do solo?

Execução de reforço estrutural, drenagem do terreno, substituição do solo, são várias as técnicas dependendo do tipo de solo.

- A vegetação ao redor pode interferir de alguma forma na limpeza ou desempenho da piscina?

Sim. Normalmente se utiliza no paisagismo próximo a piscina, vegetação com folhas perenes.

- Quais as opções de tipos e modelos de piscinas disponíveis? Para quais áreas são mais recomendadas? E quais as vantagens de desvantagens de cada tipo e modelo?

Ver documento em anexo.

- Quais os equipamentos básicos necessários para o funcionamento de uma piscina?

Filtro, motor e hidráulica de sucção e retorno na piscina.

- Quais as possíveis intervenções elétricas e hidráulicas que o projeto pode precisar?

Depende do modelo da piscina, do porte e da sofisticação dos equipamentos. Em alguns modelos podem ter até sauna acoplada.

- O que pode interferir na profundidade da piscina?

O uso da piscina. Para esportes tipo pólo aquático, biribol, aquabol, etc, por volta de 1,40m, para saltos e mergulhos precisa ter maior profundidade. Existem inclusive modelos de piscina com muita profundidade para prática de mergulho.

- Quais os acessórios podem ser colocados na piscina?

Escada, refletores, aquecimento, skimmer, ionizador, ozonizador, raia para natação, equipamentos para ondas, turbilhão, cascata, sauna acoplada, hidromassagem, gerador de correnteza, jato gêiser. A prainha é um detalhe arquitetônico da piscina não sendo considerada acessório.

- Os acessórios podem ser instalados em qualquer projeto?

Sim. Depende do grau de sofisticação que o proprietário queira e do tamanho da piscina.

- Como se dá o processo de impermeabilização?

Pode ser por manta asfáltica, impermeabilização rígida, impermeabilização flexível, fibra de vidro...

- Quais os tipos mais comuns de revestimentos internos?

Azulejo, pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana, cristal, pedra, rochas vulcânicas, pintura de poliuretano, fulget, vinil, fibra de vidro.

- Quais os materiais recomendáveis para revestir a área externa e as bordas da piscina?

Pedras ou pisos cerâmicos ou cimentícios, antiderrapantes, atóxicos e atérmicos. Também pode ser utilizada a madeira em formato de deck.

- Quais os aparelhos necessário para se ter uma piscina aquecida?

Trocador de calor, aquecimento a gás, solar, caldeira...

- Existe alguma colocação em especial no caso de piscinas cobertas?

Não há diferença na execução ou estrutura. A única coisa a se pensar é na renovação do ar do ambiente por conta dos vapores do cloro e da água. As piscinas cobertas são mais eficientes no caso de se utilizar sistemas de aquecimento, mão isso não é uma regra.

- Quais os processos de limpeza que existem?

O processo de limpeza da piscina é químico-mecânico. O tratamento da água com cloro é um processo químico e a remoção de impurezas através de aspiração é um processo mecânico, por exemplo.

- Quais os produtos mais recomendáveis para a limpeza da água? Com qual periodicidade a limpeza deve ser feita?

O mais utilizado e eficiente é o cloro granulado. Devem-se realizar testes na água para verificar se é necessário realizar o tratamento e a quantidade a ser aplicada.

Mesmo que a água da piscina tenha muitas impurezas e que não receba tratamento há bastante tempo, através da remoção física das partículas maiores, do tratamento com produtos químicos e do processo mecânico de filtragem é possível obter novamente uma água cristalina e própria para banhos, sem a necessidade de esvaziar a piscina e enche-la novamente – processo esse que geraria mais custos do que benefícios.

Não é recomendado, para encher a piscina, o uso da água proveniente de poços, pois a mesma pode conter impurezas minerais que prejudicam o tratamento podendo tornar a água com aparência desagradável e até mesmo causar manchas no revestimento da piscina. O mesmo se aplica a água proveniente de rios e lagos que pode conter grande concentração de minerais e matéria orgânica, o que além de manchas pode causar odores desagradáveis na água.

- Quais objetos de limpeza são necessários?

Obtemos ótimos resultados utilizando o rodo aspirador, a escova, a peneira e a mangueira, embora existam no mercado métodos automatizados, alguns até mesmo controlados por computadores.

Qualquer dúvida estamos a sua disposição:

 

 

  •  

  •